Beliche e Bicama
Um guia rápido sobre bicamas
A bicama pode ser descrita como uma cama adicional camuflada na parte de baixo da cama tradicional. Resumindo: são duas camas no espaço de uma. Elas são comumente usadas em quartos menores, salas de estar, apartamentos e quartos de crianças quando o espaço é um pouco mais restrito.
Ela economiza muito espaço e é uma alternativa perfeita para quando alguém precisa dormir em sua casa, pois fica guardada embaixo da cama principal. Além disso, é possível colocá-la também no quarto do bebê, para que você possa tomar conta dele com mais tranquilidade!
As bicamas vêm em uma variedade de estilos e materiais - como madeira, metal ou outros tecidos estofados -, que podem ser combinados com seu estilo e preferências pessoais. A maioria disponível no mercado vem incorporada em vários tipos de camas, como sofás e beliches.
Elas atuam como se fossem uma grande gaveta; para abri-las, basta puxar. No entanto, lembre-se de que o colchão usado deve ser mais fino do que o tradicional, só assim será possível completar o espaço embaixo da cama.
Como funciona uma bicama?
Além de economizar espaço e tempo, esse móvel ainda oferece uma cama extra - o que é especialmente útil para hóspedes. Os rodízios (ou roldanas) geralmente estão ligados à parte inferior para facilitar a mobilidade. Assim, quando um visitante chega, em vez de mover os móveis e procurar um colchão separado, tudo o que você precisa fazer é abrir a bicama.
A estrutura da cama pop-up possui um segundo colchão que pode ser escondido ao dobrá-lo. Este modelo pode ser aberto sem muito esforço, podendo se transformar em um grande colchão de casal ou solteiro, ou dois colchões de solteiro independentes.
As bicamas retráteis, por outro lado, quando abertas, permanecem em uma altura mais baixa e não podem se dividir.
O tipo ideal para cada pessoa
Caso seus hóspedes sejam adultos, recomendamos uma cama retrátil pop-up, dessa forma eles poderão dormir adequadamente. Já para as crianças, as bicamas retráteis funcionam melhor.
Como têm menos componentes móveis e duram mais, bicamas retráteis são mais populares do que as pop-up, entretanto, ambos os tipos são muito confortáveis. Uma dica: se você não quiser adicionar um colchão na plataforma, a parte inferior pode ser utilizada como uma gaveta para guardar roupas de cama, roupas ou até mesmo brinquedos.
Quando comprar uma bicama?
A decisão de comprar uma cama retrátil pode simplesmente ser baseada na preferência pessoal. Por outro lado, uma cama retrátil pode ser uma ótima opção em algumas circunstâncias específicas. Sendo assim, quando alguém deve comprar uma cama retrátil?
Opte por bicamas quando:
- Você não tem um quarto de hóspedes e precisa de espaço extra para dormir quando os visitantes aparecem;
- Seus filhos dividem um quarto e você não quer superlotá-lo adicionando uma cama extra;
- Você simplesmente quer adicionar um toque especial ao seu espaço.
Quando você não comprar uma bicama?
Mesmo que as bicamas sejam uma excelente opção, existem algumas razões pelas quais você pode preferir outro tipo de cama. Não compre uma cama retrátil se:
Você vive em um lugar de clima úmido e possui um colchão que precisa ser ventilado. O colchão recebe pouco ou nenhum ar quando a bicama é empurrada e essa falta de fluxo de ar pode danificar o colchão;
- Você não quer se preocupar em escolher um colchão específico e que caiba perfeitamente no fundo da sua cama;
- Você quer uma cama mais discreta. Uma cama retrátil ocupa muito espaço quando está aberta. Portanto, não é uma boa escolha para quem procura por algo modesto e pequeno.
Gostou do artigo? Clique aqui e conheça todas as nossas opções de bicama!